COMUNICADO

Projecto VISEU.SHOP do jovem viseense Guilherme Cardoso passa a designar-se CENTRO MARKET

EXPLICAÇÃO:

O projecto “Viseu Shop" foi desenvolvido em 48h por Guilherme Cardoso no dia 19 Março 2020 durante o Estado de Emergência e o website Viseu.shop ficou on-line no dia 21 Março 2020. O objectivo sempre foi claro: promover o comércio do distrito de Viseu com um projecto sem fins lucrativos, onde a título informativo se pudesse consultar os comerciantes abertos, com entregas, os serviços disponíveis, etc.. Desde esse dia foi um projecto em constante evolução e actualizações permanentes. A adesão dos comerciantes e a divulgação por parte dos Viseenses foi grande e a motivação de Guilherme Cardoso para continuar a desenvolver o projecto foi aumentando de dia para dia.

Um mês depois, no dia 20 de Abril, o website Viseu.shop recebeu um email de um desconhecido alertando que teria um projecto com o nome VISEUSHOP.COM com marca registada desde 2012 e com o domínio “viseushop.com". Contudo, desde 2012 e até ao presente momento, nem esse desconhecido nem ninguém havia registado a marca Viseu Shop no INPI.

Após uma profunda investigação, constata-se que existiu sim um domínio de um website (“viseushop.com”) e não uma marca, domínio esse anunciado em 10 Maio entre 2012, que esteve activo em 2012 e 2013, sendo o domínio suspenso em 2013 até ao presente momento. Nessa altura, comprova-se que o objectivo desse website era “Oferecer aos seus clientes o melhor das compras on-line a preços competitivos" e nunca chegou a efectivamente funcionar na sua totalidade sendo assim o projeto abandonado poucos meses após a sua divulgação, que teria sido feito também com o portal “Viseuclassificados.com”, também ele abandonado.

Poucos dias depois de 20 de Abril de 2020 Guilherme Cardoso e Viseu.shop foram novamente contactados pela mesma pessoa que já se identificava. Constatou-se que o tal website Viseushop.com, cujo domínio havia sido suspenso em 2013, havia novamente activado esse domínio no dia 18 Abril 2020, um mês depois do website de Guilherme Cardoso estar on-line, e encontrando-se naquele momento como website “temporário” e com uma Home Page provisória a referir “Brevemente” . Constata-se também que nessa altura, no dia 20 Abril 2020, deu entrada no INPI um pedido de Registo de Marca Viseu Shop, feito por outros proponentes que não Guilherme Cardoso.

Em resumo, o Domínio Viseu.shop foi correctamente e legalmente adquirido por Guilherme Cardoso e o seu website ficou on-line em 21 Março 2020 quando não havia nenhum outro domínio igual ou muito menos semelhante. Guilherme Cardoso nunca fez o registo marca INPI por ser um jovem empreendedor sem interesses comerciais neste projecto e não pretender fazer deste projecto um website comercial.

Como tal pretende-se que fique evidente que o projecto Viseu.shop de Guilherme Cardoso em nada está relacionado com Viseushop.com, nem o projecto nem as pessoas e que Viseu.shop manifesta o seu desagrado por este outro projecto posterior ao seu e a forma como o mesmo surgiu oficialmente (ou renasceu) no dia 18 Abril 2020 e no dia 20 Abril 2020, um mês depois do Viseu.shop.

O único caminho encontrado por Guilherme Cardoso foi então cessar o website Viseu.Shop transferindo-o na íntegra para outro nome / domínio “Centro Market”. Esta foi uma difícil decisão assumida por questões éticas e por questões legais (uma vez que a marca Viseu Shop foi submetida a registo INPI no dia 20 Abril por esses outros proponentes, e apesar de ao dia de hoje o registo da marca VISEU SHOP não estar aprovado), tomou-se desta decisão para evitar possíveis conflitos futuros.

www.centromarket.pt é assim o novo endereço do Viseu.shop, o mesmo website, mesmo conceito e objectivos, e pretende-se com esta mudança de nome que fique claramente e devidamente demarcada a separação entre os 2 projectos Viseu Shop.

Pedimos a todos os apoiantes desta causa que continuem fiéis à mesma agora com o nome CENTRO MARKET e consideramos ser importante esta explicação a todos os que apoiaram este projecto desde o seu início para que tenham a consciência desta devida separação:

– Centro Market é Viseu.shop de Guilherme Cardoso, e Viseushop.com é / será um outro projecto posterior ao qual se desejam votos de sucesso no caminho que escolherem.

NOTA: Todos os factos aqui enunciados e descritos estão documentalmente comprovados embora não se divulguem aqui por motivos de privacidade e protecção de dados.